14 de março de 2013


Descer do salto alto pode ser bom para sua coluna


 
Descer do salto alto pode ser bom para sua coluna
Saltos nas alturas: amigo ou vilão?
Para a mulher moderna, salto alto é sinônimo de elegância, beleza e sofisticação. Seu uso empina o bumbum e coloca o peito para frente, deixando a mulher com uma postura mais imponente.
Apesar das grandes vantagens desse essencial acessório feminino, é preciso ficar atento para os problemas que ele pode causar.
Quando usado desmedidamente, o salto alto pode provocar danos à coluna, problemas no joelho e até o encurtamento dos músculos da panturrilha. De acordo com a reumatologista Evelin Goldenberg, o uso do salto aumenta a lordose e, com isso, a dor nas costas e nos pés.
O mais correto e indicado pelos médicos é fazer, durante a semana, um rodízio entre saltos mais altos e mais baixos. Na realidade, o que não se pode deixar é que os pés se "acostumem" a um tipo específico de salto. Se fizer isso, a cada mudança na altura, as dores aparecerão.
"Segundo um estudo realizado pela Unifesp, o salto mais recomendado para uso diário é o de até 4 cm. Além das dores, o salto alto favorece a torção do tornozelo e em idosos aumenta o risco de quedas e fraturas secundárias", afirma Evelin.
O mais preocupante deles é o famoso salto agulha, um dos principais responsáveis pelo encurtamento do músculo da panturrilha. Justamente por elevar demais o calcanhar, o sapato de salto muito fino faz com que o peso do corpo fique todo concentrado na parte da frente do pé, causando desconforto, dor e problemas na coluna.
Mas, se o uso do salto alto é imprescindível no dia-a-dia, a recomendação é que se dê preferência para aqueles grossos, que dão maior sustentação e equilíbrio, e não forçam demais determinadas áreas do corpo. "A elegância de uma mulher não está apenas no salto do sapato, mas sim no vestuário, elegância e educação", lembra Evelin.
As plataformas também são indicadas para quem não abre mão de uns centímetros a mais: por terem o salto alto por toda a extensão da sola, o sapato tipo plataforma consegue fazer uma melhor distribuição do peso do corpo.
Tipos de salto e seus efeitos
Agulha
Vilão dos vilões, o sapato com este salto e bico fino não é recomendado nem para a mais especial das ocasiões. Causa desequilíbrio porque reduz muito a participação do calcanhar na sustentação do corpo, além de deixar os dedos muito desconfortáveis.
Fino
O modelo com salto fino "achatado" oferece mais equilíbrio que o tipo agulha, mas não deixa a mulher livre de torções de tornozelo e dores nos dedos e na planta do pé.
Plataforma
Este salto oferece uma melhor distribuição da pressão exercida pelo corpo sobre os pés. A ponta angular facilita a impulsão do corpo ao caminhar.
Centro
O salto que sai do meio do calcanhar facilita o equilíbrio do corpo. Esse modelo deixa os dedos confortáveis e pode ser uma opção para as mulheres que não abrem mão da elegância a toda hora.
Quadrado
O modelo grosso e quadrado é um dos eleitos pela maioria das mulheres que querem manter a elegância por longos períodos do dia. Esse tipo de sapato deixa o calcanhar bem apoiado, o que ajuda no equilíbrio do corpo.
3 cm
O sapato baixo, com salto de até três centímetros, é o único recomendado por especialistas para o uso diário constante.
Anabela
O sapato com este tipo de salto pode causar desconforto, mas, como o plataforma, diminui as dores porque distribui bem a pressão do corpo sobre a planta dos pés.

4 comentários:

  1. Olá flor tudo bem? Retribuindo sua visita em nosso blog ;)
    Adorei a matéria, dicas super necessárias :)
    Seja bem vinda sempre em nosso cantinho!
    Seguindo seu blog ;)

    http://cosmeticosecia-blog.blogspot.com.br/2013/03/maquiagem-veridica-it-base-mousse-batom.html

    Beijos da Gi!

    ResponderExcluir
  2. Encontrei seu blog no directory blogspot, e vim te convidar a participar do meu sorteio: http://amesmaessencia.blogspot.com.br/2013/03/sorteio-sorteio-sorteio.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Camila vou participar sim.
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Vim retribuir sua visita e seguir o seu blog!

    Amei o seu cantinho!!!


    FANPAGE: http://www.facebook.com/ZiziParaOsAmigos
    EU RETRIBUIO COM O MAIOR PRAZER!!!


    Menina não sei o tipo do meu rosto, dá para vc me falar olhando pelas minhas fotos no blog?


    BEIJINHOS…

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visitinha!
Beijinhos para você volte sempre
para me visitar.
Sua presença é muito importante!

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Tradutor

Vem curtir

Pesquise aqui!

DW Store

DW Store
Use o código #DW1307

Oba Fashion

Oba Fashion
Cupom "unhasdabruninha"

Menina de Palavra

Menina de Palavra
Use o cupom Unhasdabruninha